domingo, 9 de dezembro de 2007

A Tenda do Kadhafi

Muamar al-Kadhafi em Oeiras


Durante a Cimeira União Europeia-África, a decorrer em Lisboa nos dias 8 e 9 de Dezembro, o extravagante dirigente líbio recusou ficar instalado num hotel, exigindo que ele e a sua numerosa comitiva, formada por mais de 200 pessoas, ficassem instalados numa luxuosa tenda trazida da Líbia.


Calorosas boas-vindas do primeiro-ministro ao ditador


O local escolhido para montar a tenda foi o Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, transformado em local de visita obrigatória para os residentes desejosos de não perder o espectáculo montado à volta do mediático dirigente, ex-inimigo do Ocidente e a actual aliado, cortejado pelo que representa em termos de riqueza petrolífera.


A tarde de Outono amena e ensolarada ajudou a encher as esplanadas da Praia da Torre e à volta da marina de Oeiras.


Também um grupo de estrangeiros, possivelmente brasileiros, vestidos de branco imaculado, foram a São Julião da Barra, tomando banho de mar e acendendo velas na praia. Rituais estranhos aos olhos de portugueses, criados no catolicismo.







Diante da sede da NATO - Organização do Tratado do Atlântico Norte - em Oeiras, escoltado por diversas viaturas, a caminho da Cimeira de Lisboa.







Vigilância apertada
Desde Quinta-feira que os acessos ao forte de São Julião da Barra ficaram condicionados.
Por vezes, à chegada ou à partida da comitiva, o trânsito na estrada Marginal abrandava, sem que os automobilistas reclamassem. Descontraído, o polícia mostra fotos à colega. Serão do Khadafi?







Bandeira Líbia
Uma enorme bandeira verde, da Líbia, foi hasteada numa das pontas da fortaleza, indicando a nacionalidade dos dirigentes políticos.




Forte de São Julião da Barra
Visto do lado da Praia de Carcavelos.




Cactos floridos
Todos os anos, por esta altura, florescem os cactos, humanizando a paisagem.



Estrada Marginal, em frente ao forte, na fronteira dos municípios de Oeiras e Cascais.

Durante alguns anos Oeiras marcou pontos em relação a Cascais, ajardinando os espaços públicos junto ao mar. Mas, de momento, Cascais parece estar a recuperar o atraso.


Entrada da fortaleza
Guardada por soldados armados com metrelhadoras.


Mergulho da Baleia
Esta escultura é um ícone de Oeiras. O local onde está foi bem escolhido. Quem, passando de carro na estrada Marginal e olha na direcção do mar, fica com a ideia de que uma baleia gigante mergulha, de rabo no ar, no mar.