terça-feira, 26 de maio de 2009

Jet ski na Praia de Santo Amaro


Em matéria de jet sky sou um leigo. No entanto como me interesso por eventos ocorridos na área geográfica do Passeio Marítimo de Oeiras, e como já não é a primeira vez que na Praia de Santo Amaro observo movimentações com motos de água, fui até à praia para conhecer este desporto náutico.

Entrevistando elementos ligados ao evento e consultando sítos na internet sobre jet sky, fiquei a saber que a competição na Praia de Santo Amaro de Oeiras, dia 24 de Maio, é organizada pela Federação Portuguesa de Jet Ski, fundada em 1993, em Barcelos.
A prova denomina-se Grande Prémio de Oeiras e é uma das seis que contam para o Campeonato Nacional, disputado de Abril a Setembro, tanto em águas salgadas como doces.
Em águas salgadas são disputadas as provas do Estoril, Oeiras e Vila Real de Santo António enquanto as três restantes se realizam nos rios Mondego, Tua e Douro, respectivamente em Coimbra, Mirandela e Rezende.

.


As provas do 2º Grande Prémio de Oeiras disputam-se nas disciplinas de bóias e endurance, trazendo a Oeiras pilotos de todas as regiões do país.


Em cada uma dessas duas disciplinas há diferentes classes nas quais os pilotos participantes se inscrevem em função do sexo, idade, experiência e a potência das motos.

A pontuação na disciplina de bóias resulta do somatório de duas mãos ou mangas, disputadas de manhã e à tarde.

Durante o campeonato nacional um piloto pode falhar um G.P. ou duas mangas. Para a classificação final, como na Fórmula 1, contam as melhores pontuações obtidas nos Grandes Prémios.

Um piloto é penalizado se falhar uma bóia e, não podendo voltar atrás, é obrigado a contornar uma bóia sinalizada.
O jetski é um desporto que ainda não está ao alcance de todas as bolsas, sendo, por isso, um desporto de elites.


O GP de Oeiras, sem atrair grandes multidões à Praia de Santo Amaro, mesmo assim foi seguido atentamente por muitos daqueles que no Domingo passaram pelo Passeio Marítimo de Oeiras.

O evento, dando maior visibilidade a Oeiras, pode, no entanto, atrair turistas com elevado poder de compra e contribuir para que o concelho seja cada vez menos um dormitório de Lisboa e cada vez mais um centro de lazer.


Praia de Santo Amaro, onde dois espaços sociológicos, banhistas do passe da terceira coroa e jet set do desporto náutico, convergem e actuam numa pacata ignorância mútua.


1 comentário:

Fatima disse...

Uma praia sempre cheia de actividades.