sexta-feira, 19 de março de 2010

Ser Pai no Passeio Marítimo

Pais do nosso tempo

A comemoração do Dia do Pai, hoje, 19 de Março, serviu-me de pretexto para no último domingo andar no passeio marítimo à procura de imagens e ideias que me permitissem falar sobre o papel do pai na família.


É a primeira vez que passo este dia sozinho. Estarei órfão de filhos? De Lagos, na Nigéria, perspicaz e oportuna, a T....inha, na mensagem que me enviou, lida ao levantar-me, dizia-me "Não fiques triste porque ainda tens uma filha que também gosta muito de ti".


Embora não seja da geração dos pais que aparecem nas fotos, considero-me um pai moderno. Nascido numa família rural, fui educado a tratar os pais com os reverentes "senhor" e "senhora", forma de tratamento que não reproduzi na educação dos meus filhos, ensinando-os a tratarem-me por "tu". Terá o meu grau de instrução tido alguma influência nessa ruptura?




















Sem comentários: