sábado, 21 de março de 2009

Mais Passeio Marítimo de Oeiras

Inauguração abre pré-campanha eleitoral das autárquicas







Isaltino de Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, visivelmente satisfeito, inaugurou hoje, dia 21 de Março de 2009, a 2ª Fase do passeio marítimo.

O autarca oeirense, transmontano de quatro costados, referiu, no acto da inauguração, que não houve atraso na conclusão da obra nem derrapagem orçamental.






O facto nem merecia ser notícia se os cidadãos, como noutros países, estivessem habituados a que os poderes públicos fossem rigorosos no controle dos prazos e nos orçamentos contratados.

Banho de multidão em maré cheia de popularidade.

Um popular, preto, agitando um cachecol do Sporting, ainda gritou vivas ao autarca mas não foi acompanhado. A solenidade do acto não se coadunava com manifestações comicieiras.





Mas o eleitorado do Presidente da Câmara, interclassista - dos mais pobres dos bairros sociais aos ricos das luxuosas vivendas - está rendido à Isaltinice!













Até hoje o passeio marítimo de Oeiras, vulgo paredão, numa extensão de 2 400 metros, começava na Praia da Torre e terminava na de Santo Amaro de Oeiras, junto ao Restaurante Saisa.







O prolongamento agora inaugurado tem uma extensão de 1450 metros.





Começa no Forte de São João das Maias ...



... E termina na praia "nova" de Paço de Arcos, outrora chamada de Praia do Inglês Morto, capitão morto pelos franceses em 1808, no ataque a um navio, e cujo corpo deu à costa nesta praia.












Praia das Fontaínhas

A praia, na realidade um pequeno espaço com areia grossa e rochas, chama-se das Fontaínhas porque nela existem nascentes de água doce, em tempos aproveitada, a julgar por um pequeno muro de tijolo erguido à volta de uma delas.




Deste promontório, na Praia das Fontaínhas, os pescadores, mesmo que não pesquem nada, sempre desfrutam de uma excelente vista sobre a Costa da Caparica e a barra do Tejo




No espaço junto às rochas está projectada a construção de uma segunda piscina oceânica em Oeiras. Temo que à semelhança da primeira, construída com os impostos dos munícipes, os preços cobrados aos utentes sejam proibitivos, mesmo para famílias de classe média.






Obra de artistas
O revestimento do muro em xisto deve ter levado meses a ser feito. Cheguei a ver os pedreiros partirem os calhaus em pequenas pedras e depois assentarem-nas com cimento, uma a uma, no muro. Este trabalho artesanal, para ficar bem feito, só pôde ter sido feito por quem tem saber técnico, experiência e uma grande dose de paciência.

A obra de arte combina bem o xisto, uma rocha usada em casas tradicionais da província, com os seixos brancos, encontrados à beira-mar.
Na fase de construção do muro achei que o xisto estava deslocado do espaço envolvente, mas agora, com o revestimento do piso em verde, gosto do conjunto.

No "Stonehenge", portas e janelas abertas para a praia vão fazer as delícias de voyeurs e fotógrafos amadores












Vista parcial do bonito mural sob o viaduto da estrada Marginal. Pensaram em protegê-lo dos “artistas” de grafitti?










Carlos Queiroz, treinador da selecção nacional de futebol, coincidência ou não, andou a correr pelo calçadão na altura em que Isaltino de Morais inaugurava o troço de prolongamento de passeio marítimo.

























Começa hoje a Primavera!

















4 comentários:

The Kin'Xp disse...

Nice pages!
we like your blogging style and we want to advertise your blog.
If you want us to link your blog in our site,
put us in your blogroll, write in a mail :

1.your site/blog address;
2.a representative image of your blog (if you have one);
3.a detailed description of your site.
4.hope that from today you will earn more from your ads (if you have).

we would be honored to advertise your blog on our blog!
anyway my friend, keep on with your great work!


I.L.Y.S. staff
"I link your site"

musa disse...

A obra está feita com mestria e bastante sabedoria. Na realidade o trabalho do xisto está bastante perfeito, com muita qualidade, demonstrando que há empresas especializadas em Portugal para realizar estas obras de arte.Por acaso solicitei junto de um trabalhador, o contacto ou nome da empresa que realizou esta pequena maravilha, e foi-me transmitido que a mesma se chama Soardosias, empresa que fornece todo o tipo de xistos, bem como também aplica os materiais explorados. Conheço alguns trabalhos desta empresa, havendo bastante diversidade de materiais e diversas formas de aplicação.
Fiquei encantada com o conjunto de xisto e do granito.
Parabéns pela valorização do espaço

euroluso disse...

Olá, Musa!
Não conheço a empresa em questão mas, como já referi, fiquei agradado com a obra.
Apareça sempre!

Anónimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта paredaoeiras.blogspot.com