sábado, 21 de março de 2009

Mais Passeio Marítimo de Oeiras

Inauguração abre pré-campanha eleitoral das autárquicas







Isaltino de Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, visivelmente satisfeito, inaugurou hoje, dia 21 de Março de 2009, a 2ª Fase do passeio marítimo.

O autarca oeirense, transmontano de quatro costados, referiu, no acto da inauguração, que não houve atraso na conclusão da obra nem derrapagem orçamental.






O facto nem merecia ser notícia se os cidadãos, como noutros países, estivessem habituados a que os poderes públicos fossem rigorosos no controle dos prazos e nos orçamentos contratados.

Banho de multidão em maré cheia de popularidade.

Um popular, preto, agitando um cachecol do Sporting, ainda gritou vivas ao autarca mas não foi acompanhado. A solenidade do acto não se coadunava com manifestações comicieiras.





Mas o eleitorado do Presidente da Câmara, interclassista - dos mais pobres dos bairros sociais aos ricos das luxuosas vivendas - está rendido à Isaltinice!













Até hoje o passeio marítimo de Oeiras, vulgo paredão, numa extensão de 2 400 metros, começava na Praia da Torre e terminava na de Santo Amaro de Oeiras, junto ao Restaurante Saisa.







O prolongamento agora inaugurado tem uma extensão de 1450 metros.





Começa no Forte de São João das Maias ...



... E termina na praia "nova" de Paço de Arcos, outrora chamada de Praia do Inglês Morto, capitão morto pelos franceses em 1808, no ataque a um navio, e cujo corpo deu à costa nesta praia.












Praia das Fontaínhas

A praia, na realidade um pequeno espaço com areia grossa e rochas, chama-se das Fontaínhas porque nela existem nascentes de água doce, em tempos aproveitada, a julgar por um pequeno muro de tijolo erguido à volta de uma delas.




Deste promontório, na Praia das Fontaínhas, os pescadores, mesmo que não pesquem nada, sempre desfrutam de uma excelente vista sobre a Costa da Caparica e a barra do Tejo




No espaço junto às rochas está projectada a construção de uma segunda piscina oceânica em Oeiras. Temo que à semelhança da primeira, construída com os impostos dos munícipes, os preços cobrados aos utentes sejam proibitivos, mesmo para famílias de classe média.






Obra de artistas
O revestimento do muro em xisto deve ter levado meses a ser feito. Cheguei a ver os pedreiros partirem os calhaus em pequenas pedras e depois assentarem-nas com cimento, uma a uma, no muro. Este trabalho artesanal, para ficar bem feito, só pôde ter sido feito por quem tem saber técnico, experiência e uma grande dose de paciência.

A obra de arte combina bem o xisto, uma rocha usada em casas tradicionais da província, com os seixos brancos, encontrados à beira-mar.
Na fase de construção do muro achei que o xisto estava deslocado do espaço envolvente, mas agora, com o revestimento do piso em verde, gosto do conjunto.

No "Stonehenge", portas e janelas abertas para a praia vão fazer as delícias de voyeurs e fotógrafos amadores












Vista parcial do bonito mural sob o viaduto da estrada Marginal. Pensaram em protegê-lo dos “artistas” de grafitti?










Carlos Queiroz, treinador da selecção nacional de futebol, coincidência ou não, andou a correr pelo calçadão na altura em que Isaltino de Morais inaugurava o troço de prolongamento de passeio marítimo.

























Começa hoje a Primavera!

















3 comentários:

musa disse...

A obra está feita com mestria e bastante sabedoria. Na realidade o trabalho do xisto está bastante perfeito, com muita qualidade, demonstrando que há empresas especializadas em Portugal para realizar estas obras de arte.Por acaso solicitei junto de um trabalhador, o contacto ou nome da empresa que realizou esta pequena maravilha, e foi-me transmitido que a mesma se chama Soardosias, empresa que fornece todo o tipo de xistos, bem como também aplica os materiais explorados. Conheço alguns trabalhos desta empresa, havendo bastante diversidade de materiais e diversas formas de aplicação.
Fiquei encantada com o conjunto de xisto e do granito.
Parabéns pela valorização do espaço

PEREYRA disse...

Olá, Musa!
Não conheço a empresa em questão mas, como já referi, fiquei agradado com a obra.
Apareça sempre!

Anónimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта paredaoeiras.blogspot.com