Em matéria de jet sky sou um leigo. No entanto como me interesso por eventos ocorridos na área geográfica do Passeio Marítimo de Oeiras, e como já não é a primeira vez que na Praia de Santo Amaro observo movimentações com motos de água, fui até à praia para conhecer este desporto náutico.
.
As provas do 2º Grande Prémio de Oeiras disputam-se nas disciplinas de bóias e endurance, trazendo a Oeiras pilotos de todas as regiões do país.
Em cada uma dessas duas disciplinas há diferentes classes nas quais os pilotos participantes se inscrevem em função do sexo, idade, experiência e a potência das motos.
A pontuação na disciplina de bóias resulta do somatório de duas mãos ou mangas, disputadas de manhã e à tarde.
Durante o campeonato nacional um piloto pode falhar um G.P. ou duas mangas. Para a classificação final, como na Fórmula 1, contam as melhores pontuações obtidas nos Grandes Prémios.
Um piloto é penalizado se falhar uma bóia e, não podendo voltar atrás, é obrigado a contornar uma bóia sinalizada.
O jetski é um desporto que ainda não está ao alcance de todas as bolsas, sendo, por isso, um desporto de elites.
O GP de Oeiras, sem atrair grandes multidões à Praia de Santo Amaro, mesmo assim foi seguido atentamente por muitos daqueles que no Domingo passaram pelo Passeio Marítimo de Oeiras.
O evento, dando maior visibilidade a Oeiras, pode, no entanto, atrair turistas com elevado poder de compra e contribuir para que o concelho seja cada vez menos um dormitório de Lisboa e cada vez mais um centro de lazer.
Praia de Santo Amaro, onde dois espaços sociológicos, banhistas do passe da terceira coroa e jet set do desporto náutico, convergem e actuam numa pacata ignorância mútua.
1 comentário:
Uma praia sempre cheia de actividades.
Enviar um comentário